Próximo da pré-temporada, Atlético-MG deixa prazo em aberto para confirmar técnico; veja o que sabemos até agora

Nada impedirá o Atlético-MG de estender o calendário na busca por um novo treinador. O objetivo da diretoria é acertar o alvo em cheio, independentemente da demora. Esta é a última semana antes do início da pré-temporada do Galo. O prazo não está fechado. “Só vamos acertar com o novo treinador quando houver conforto total com o nome. Pode ser ainda essa semana, mas pode ser que entre na semana próxima”, disse uma fonte, ao ge. A reapresentação do elenco é na segunda-feira.

A reportagem apurou que há esperanças internamente, porém, de o Atlético conseguir um acordo 100% fechado com o sucessor de Cuca até sexta-feira, último dia útil antes da reapresentação do elenco na Cidade do Galo. Neste cenário, ficaria improvável o campeão brasileiro e da Copa do Brasil mirar em um treinador empregado.

Escudo do Atlético na Cidade do Galo — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Escudo do Atlético na Cidade do Galo — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Por outro lado, é seguro dizer que o novo comandante da equipe não será brasileiro, pela falta de opções que o mercado apresentou. Nomes como Odair Hellmann (contrato longo no Al-Wasl) e Renato Gaúcho estão fora dos horizontes. Portaluppi deixou rusgas na atual direção quando negociou em fevereiro de 2021, na saída de Sampaoli, mas preferiu renovar no Grêmio. Segue livre no mercado.

Ainda no futebol brasileiro, Juan Pablo Vojvoda se destacou ao dar a vaga na Libertadores para o Fortaleza, que foi semifinalista da Copa do Brasil. Entretanto, segundo o presidente do Leão, Marcelo Paz, não houve nenhuma busca do Galo por uma conversa.

Dos nomes estrangeiros, Jorge Jesus é praticamente carta fora do baralho. Pediu prazo para pensar, não deu retorno positivo nas reuniões, e os dirigentes do Galo já o consideram “praticamente impossível”. Mesma situação de Carlos Carvalhal, que empilhou empecilhos para deixar o Braga com seis meses de antecedência. Atual campeão da Taça de Portugal pelo clube, Carvalhal segue por lá vivo na Liga Europa, e em quarto na Liga local.

Cuca deixou de ser técnico do Atlético-MG há 15 dias — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Cuca deixou de ser técnico do Atlético-MG há 15 dias — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

O português André Villas Boas está sem clube, desde que deixou o Olympique de Marseille em fevereiro de 2021. Adepto a esportes radicais e carros esportivos de luxo, o comandante tem muita proximidade com Hulk (o treinou no FC Porto, Zenit e Shanghai), mas tem planos para virar treinador de seleção nacional visando a Copa do Mundo de 2026.

Quem também treinou Hulk na China foi Vítor Pereira, de saída recente do Fenerbahçe. Ele chegou a ter desavença com o centroavante no Shanghai. Ao ge, disse que prefere não comentar nada sobre possível interesse do Galo.

Outro nome buscado pelo Atlético foi de Eduardo Berizzo. O argentino, de passagem recente ruim na seleção paraguaia, está desempregado desde outubro. Foi avaliado internamente por poder trazer a escola Bielsa/Sampaoli de volta à Cidade do Galo, mas as negociações não avançaram.

Vitor Pereira? André Villas-Boas? Como está a busca do Atlético-MG pelo novo técnico

Hernán Crespo, que deixou boas impressões no São Paulo campeão paulista, e venceu a Sul-Americana pelo modesto Defensa y Justicia, chegou a receber sondagens, mas não diretamente. Alguém indiretamente levou a vaga no Galo ao conhecimento do staff do ex-atacante argentino. Mas, por ora, não houve cogitação do Atlético para iniciar conversas.

Ainda no mercado argentino, quem domina é o empresário Cristian Bragarnik, que é dono do FC Elche, da segunda divisão espanhola. O mega-agente ajuda na gestão de carreira de Crespo, e tem inúmeros treinadores em sua cartela, como o próprio Vojvoda, Eduardo Coudet (Celta de Vigo, e ex-Inter com trabalho ao lado de Rodrigo Caetano), “Turco” Mohamed (ex-Monterrey e técnico do Tijuana naquele “Milagre do Horto”), Jorge Almirón (Lanús), Sebastián Beccacece (Defensa), Diego Cocca (ex-Racing e hoje no Atlas-MEX).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *