Destaque do Fluminense, Luiz Henrique recebeu proposta do Betis, da Espanha, no fim da janela
Destaque do Fluminense no ano passado e nos primeiros jogos de 2022, Luiz Henrique ainda tem contrato nas Laranjeiras até setembro de 2025, mas seu futuro no futebol europeu pode não estar tão longe assim. O ge apurou que a diretoria tricolor recebeu uma proposta do Betis, da Espanha, pelo jovem atacante de 21 anos nos últimos dias da janela de transferências internacionais, que fechou na semana passada. Mesmo precisando negociar jogadores após as vendas canceladas de Nino e Gabriel Teixeira, o clube decidiu recusar a oferta, que não teve os valores divulgados.
Com isso, Luiz Henrique seguirá no Fluminense, ao menos, até julho, quando as principais janelas reabrem nos países mais fortes economicamente da Europa. Clubes da Alemanha e da Holanda também fizeram consultas recentes pelo atacante, que hoje é o maior ativo do Tricolor e tem 100% dos direitos econômicos ligados ao Flu – segundo o portal de transparência do site oficial, há 10% de “exclusividade de venda” para o representante do jogador. A tendência é que novas propostas pela joia cheguem no meio do ano e que seja difícil para a diretoria segurar.
Luiz Henrique infernizou a defesa do Flamengo no Fla-Flu — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC
– Ele é o jogador talvez hoje mais monitorado no mundo. Muita gente já veio aqui ver o Luiz Henrique. O futebol é sempre surpreendente. Dessa geração, o ataque na base era Luiz Henrique, João Pedro e Marcos Paulo. Mas pouco se falava do Luiz Henrique na época. Hoje ele é muito importante para nós. É um menino que está sabendo crescer, continua na humildade dele. E não tenho dúvida de afirmar que ele está sendo visto no mundo, porque muita gente já veio, vários olheiros, scouters… A gente acaba sabendo, né? – disse o diretor executivo de futebol tricolor, Paulo Angioni, ao ge em janeiro.
O sucesso de Luiz Henrique, natural de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, já era esperado por muitos desde os tempos de base. Na época em que o atacante estava em Xerém e ainda era pouco badalado, o Fluminense chegou a receber uma proposta de 1,5 milhão de euros de um grupo de empresários em Portugal pelo jogador (na cotação atual, daria mais de R$ 9 milhões). A oferta foi recusada pela diretoria, e o garoto seguiu sua trajetória no clube.
Atacante tira fotos com garotos no CT do Fluminense — Foto: Marina Garcia / Fluminense FC
O jogador subiu para o profissional na temporada 2020, ainda com Odair Hellmann, e se firmou de vez como titular em 2021. Teve números modestos em seu primeiro ano, com dois gols e três assistências em 28 jogos. No entanto, Luiz Henrique multiplicou as estatísticas em 2021: estufou as redes sete vezes (veja todos os gols no vídeo abaixo), sendo o artilheiro do time no Campeonato Brasileiro, à frente do ídolo Fred. Além disso, participou diretamente de outros seis gols em 55 partidas.
Veja os sete gols de Luiz Henrique na temporada 2021
Não é de agora que a boa temporada em 2021 vem chamando a atenção também fora do Brasil. No fim do ano passado, o jornal “Marca”, da Espanha, dedicou uma matéria em seu site ao atleta tricolor, revelando o interesse de Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid e prevendo investidas dos clubes pela joia nas próximas janelas. Além disso, a publicação comparou o jovem de 21 anos ao ex-jogador Rivaldo, pentacampeão mundial com a seleção brasileira e craque do Barcelona na virada do século.
Luiz Henrique foi destaque no jornal “Marca”, da Espanha — Foto: Reprodução / Marca
Depois de João Pedro, Marcos Paulo, Kayky e Metinho, Luiz Henrique é a bola da vez de Xerém mais cobiçada no mercado. Com contrato longo, o maior ativo do clube talvez possa futuramente entrar no Top 5 das maiores vendas do clube (veja abaixo):
- Gerson: contratado pela Roma (ITA) por 17 milhões de euros em 2015;
- Richarlison: adquirido pelo Watford (ING) por 12,5 milhões de euros em 2017;
- João Pedro: comprado pelo Watford (ING) por 11,5 milhões de euros em 2018;
- Pedro: vendido para a Fiorentina (ITA) por 11 milhões de euros em 2019;
- Kayky: negociado com o Manchester City (ING) por 10 milhões de euros em 2021.