Eleições 2022: prazos de regularização de título de eleitor e federações terminam em maio

Maio é um mês importante no calendário eleitoral de 2022, quando uma série de prazos vencem ou iniciam. Por exemplo, quarta-feira (4) é o limite para que o cidadão resolva pendências no título de eleitor a  das eleições 2022, seja para transferência, regularização ou emissão da primeira via do documento.

Estas questões podem ser resolvidas pelo sistema TítuloNet, pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou indo até um dos cartórios eleitorais. Adolescentes de 15 anos que completam 16 anos até 2 de outubro, quando está marcado o primeiro turno do pleito, podem pedir a primeira via do título de eleitor.

Eleições 2022 e teste de confirmação

Entre 11 e 13 de maio no calendário das eleições 2022, será feito teste de confirmação das correções feitas após resultados do teste  de segurança, que aconteceu entre 22 e 27 de novembro de 2021.

Já a partir de 15 de maio, pré-candidatos podem arrecadar recursos na modalidade de financiamento coletivo. A liberação dos recursos, no entanto, ficará condicionada ao cumprimento do registro de candidatura, obtenção do CNPJ e da abertura da conta bancária.

Arrecadação e federações

Campanhas com o fim de pedir arrecadação também estão permitidas, mas segue vedado o pedido de voto, ainda de acordo com o calendário eleitoral.

Em 30 de maio, o TSE vai publicar documentação e conclusão da Comissão Avaliadora dos Testes Públicos de Segurança de 2021 no sistema eletrônico de votação.

As federações que pretendem participar das eleições de 2022 devem ter registrado a situação na  Eleitoral até 31 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *