Atlético-MG x Fortaleza: Galo reencontra algoz de única derrota em casa em todo 2021

Vencer o Atlético-MG em casa no ano mais vitorioso da história foi tarefa praticamente impossível. Em todo 2021, uma única derrota impediu o status de invicto. E o algoz do retrospecto quase perfeito é quem estará do outro lado do campo do Mineirão neste sábado, às 21h (de Brasília), quando Galo e Fortaleza se enfrentam pela 14ª rodada do Brasileirão

Somando jogos da temporada 2020 (que se arrastou ao ano seguinte devido à pandemia) e 2021, o Atlético jogou como mandante 43 vezes entre janeiro e dezembro. Venceu 36, empatou seis e só perdeu para o Fortaleza, na estreia do Brasileiro que recolocaria o Galo no topo do país após 50 anos

Foi no dia 30 de maio, quando ainda não era possível ver torcedores nas arquibancadas dos estádios, devido ao alto número de casos da Covid-19 no país. Com Hulk, de pênalti, o Galo até saiu na frente no primeiro tempo. Mas na etapa final, o Leão do Pici contou com um Yago Pikachu inspirado para empatar e virar o placar já nos acréscimos, aos 49 minutos: 2 a 1.

Depois daquele jogo, o Atlético não perdeu mais como mandante em toda a competição. Em 18 jogos, só tropeçou uma única outra vez – 1 a 1 na 5ª rodada, contra a Chapecoense. Obteve o recorde de maior número de vitórias seguidas em casa, saindo com os três pontos em 16 partidas consecutivas. Campeão.

Atlético e Fortaleza voltaram a se encontrar na semifinal da Copa do Brasil de 2021, e o Galo conseguiu a “vingança” da única derrota em casa no ano. No Mineirão, goleada por 4 a 0 no jogo de ida, e vitória também no Castelão na volta, por 2 a 1

Os gols de Atlético-MG 4 x 0 Fortaleza, pela semifinal da Copa do Brasi

Queda de aproveitamento em 2022

O Atlético ficou próximo de completar um ano invicto como mandante, mas perdeu a série invicta no dia 7 de maio, quando foi derrotado pelo América-MG no Independência, por 2 a 1. No Mineirão, a longa invencibilidade caiu 18 dias depois, no revés pelo mesmo placar para o Tolima, na última rodada da fase de grupos da Libertadores.

O desempenho como mandante na atual temporada, aliás, teve o alerta recentemente ligado. Pelo Brasileiro, em sete jogos, o Galo já tropeçou mais vezes do que em toda campanha anterior. São quatro vitórias (Internacional, Atlético-GO, Avaí e Flamengo), dois empates (Coritiba e Santos) e uma derrota (América).

A reabilitação veio na última rodada, com vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo no Mineirão com mais de 55 mil pessoas. Neste sábado, o Galo tenta confirmar a ascensão diante do Fortaleza que, em 2022, avançou pela primeira vez às oitavas da Libertadores, mas amarga a vice lanterna do Brasileirão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *